Somos duas amigas, nascidas no mesmo ano, mas em continentes diferentes, uma na terra do fado, outra na terra do samba, uma loira, outra morena, com um oceano pelo meio, mas que só fisicamente nos separa. Gostamos ambas de nos divertirmos e de coisas bonitas. Sim, vaidosas q.b.. As nossas intermináveis conversas com sotaques sobre quase tudo dão um blog. Porque ainda há muito a descobrir entre os dois países. E afinal não somos tão diferentes assim.



sexta-feira, 12 de maio de 2017

A caminho de Fátima

Berta:


Por estes dias milhares de peregrinos caminharam pelas estradas de Portugal com um único destino: Fátima. Por promessa, devoção, aventura, solidariedade, cada qual saberá o seu motivo. 

Um dia quero ir também. Esteve para ser este ano, mas a vinda do Papa Francisco para os 100 anos das aparições trouxe uma afluência e um aproveitamento comercial da coisa que me esmoreceu. A minha irmã já fez os quase 200 kms que separam o Porto de Fátima numa altura muito difícil das nossas vidas (dias depois do nosso pai falecer), eu fui esperá-la ao santuário, e foi emoção difícil de explicar e conter.

Se realmente aconteceu ou é um embuste, cada um é livre de julgar por si, mas que se sente uma paz naquele lugar, isso sente-se.


A televisão portuguesa tem dedicado ao fenómeno várias reportagens e documentários. Ficam dois excelentes exemplos:

O cinema também acompanha o acontecimento e está nas salas "Fátima" com um grande punhado de actrizes portuguesas, que realmente fizeram a peregrinação.


Das salas de cinema para a adaptação televisiva da TVI, "Jacinta" conta a história dos pastorinhos de Fátima, Jacinta e Francisco, agora santos pela Igreja Católica, e a sua prima Lúcia.


Foi um menino brasileiro que levou à canonização de Jacinta e Francisco. A sua recuperação sem sequelas após uma queda praticamente fatal foi tida como milagre:
As visões destas três crianças em 1917 arrastam neste 13 de Maio uma multidão estimada em 1 milhão de pessoas. Que todos cheguem sãos e salvos e encontrem na  motivo para serem pessoas melhores.

Hoje também chega o Papa
O Estado concedeu tolerância de ponto, acção muito criticada num Estado laico.


Fátima, hoje e amanhã ainda mais "Altar do Mundo":
http://zap.aeiou.pt/moncao-tanzania-um-milhao-peregrinos-fatima-ver-papa-159125

#dcadla #fatima #100anos #aparições #pastorinhos #papafrancisco #fe #devoção #religião #paz

Sem comentários:

Enviar um comentário